domingo, 27 de fevereiro de 2011

As Raízes Profundas

O Jazz nasceu e se criou nos Estados Unidos.Sugiu lentamente de uma complicada mistura de ritmos africanos e noções musicais européias de uma maneira que só poderia acontecer em solo americano,pela feliz combinação de povos,tempo e espaço.

O milagre está em que o jazz aconteceu mesmo e continua acontecendo como uma forma nova e singular de arte,que continua desenvolvendo-se e mudando em nossa época.

A base fundamental do jazz é a música popular negra que se desenvolveu no tempo da escravidão.É a música dos campos do Sul,das senzalas e das igrejas do interior,música que durante dois séculos e meio expressou os mais profundos sentimentos de um povo escravizado.

Nessa música eram despejados os ritmos da África,lembrandos e transmitidos de geração a geração; nesses ritmos foram tranformados as baladas e os hinos trazidos,do outro lado do Atlântico,pelos colonizadores oriundos de toda a Europa Ocidental.Foi essa mistura que produziu os Spirituals e os Blues,que juntou em Nova Orleãs os tambores do vodu com banda de música francesa,e que ainda impregna o JAZZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário