sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Johann Sebastian Bach (1685-1750)

Johann Sebastian Bach nasceu em Eisenach,em 1685,filho de uma prolífica família de músicos,cujo nome tornou-se sinônimo de músico.Com a morte dos pais,mudou-se para Ohrdruf,em 1695,para morar com o irmão,que ali trabalhava como organista.Inevitavelmente,Bach foi educado como músico e,em especial,como organista.Após breve perído como músico de câmara em Weimar,foi nomeado em 1703 para o cargo de organista em Arnstadt,mudando-se em 1707 para Muehlhausen,afim de ocupar um cargo semelhante.

No ano seguinte,tornou-se organista da corte do Duque Wilhelm Ernst,o mais velho dos dois duques governantes de Weimar,e aí permaneceu até 1723,sendo que foi promovido em 1714 ao cargo de Konzertmeister.

De 1717 a 1723 Bach esteve a serviço do príncipe Leopold de Anhalt-Coethen como direto musical da corte,perído em que desviou sua atenção do órgão para a composição de música instrumental para a orquestra da corte e seus membros.A próxima nomeação de Bach foi para o cargo de diretor do coro de St. Thomas,em Leipzig,onde em 1723 assumiu a responsabilidade pela música das cincos principais igrejas da cidade,complementando em 1729,com a direção do University Collegium Musicum,fundado no início do século por Telemann.

Permaneceu em Leipzig até morrer,compondo,conforme sua obrigação,música de igreja e uma série extraordinária de arranjos e novas composições de concertos de cravo para o Collegium Musicum.Além disso,revisou e compôs váris músicas para teclado,que viriam a ser publicadas principalmente nos quatro volumes de O Cravo Bem Temperado,que produziu ao longo de 25 anos.

O conjunto de seis concertos,conhecidos como os Concertos de Brandemburg, foi concluído em Coethen,provalvelmente usando algumas composições escritas em Weimar.Bach ofereceu o conjunto ao margrave de Brandemburg Christian Ludwig,prefaciado com uma dedicatória em francês,da qual se deduz que o príncipe pedira a Bach algum trabalho seu em um encontro creca de dois anos antes.Não há indicação de que os concertos tenham sido executados e,após a morte do margrave,em 1734,os manuscritos foram vendidos,aparentemente em um lote de " 77 concertos de diversos mestres".A fama e a ampla popularidade dos Concertos de Brandemburg viriam a ocorrer mais tarde.

O primeiro concerto,Concerto em Fá,BWV 1046,é em quarto movimentos e parcialmente derivado de uma sinfonia de dois movimentos,talvez parte da cantata de aniversário,escrita para o duque Christian de Weissenfels,em 1713,sendo o primeiro movimento reutilizado masi tarde em uma cantata secular em Leipzig.A orquestração de todo o conjunto.O Allegro de abertura é seguido de um movimento lento com oboé solo e violino piccolo,a menor forma de violino para o qual Bach instrumentou a obra,afinado mais alto do que o violino normal.As trompas retornam no terceiro movimento Allegro,ao mesmo tempo em que o Minueto,de uma obra que mostra algo do gosto francês,tem um primeiro trio escrito para dois oboés e fagote e um segundo trio na forma de uma polonaise,escrito apenas para cordas.

O segundo concerto,também em Fá,BWV 1047, fazendo uso de um trompete solo,flauta doce ,oboé e violino,com cordas e cravos,tem um primeiro movimento que apresenta contraste apropriados entre a orquesta toda e os instrumentos solo.O movimento leve permite ao violino,oboé e flauta doce entrarem em imitação,acompanhados do violoncelo e cravo,ao mesmo tempo em que o trompete,revigorado,abre o terceiro movimento com o anúncio de um vigoroso tema no estilo da Fuga.

O terceiro concerto do conjunto em Sol,BWV 1048,é escrito para três grupos de três instrumentos de corda,com baixo contínuo,sendo os grupos combinados e contrastados aptopriadamente.O movimento lento é escrito com uma simples cadência de duas cordas e é omitido em apresentações ou usado como a base para improvisação,a provável intenção original.O concerto termina com um Allegro Final,os três violinos entrando em cânone,enquanto surge um movimento essencialmente de dança.

O quarto concerto,em Sol,BWV 1049,e o quinto,em Ré,BWV 1050,são conciderados posteriores aos outros concertos do conjunto,compostos provavelmente em 1720.O primeiro tem uma parte principal para o violino solo,com partes de solo adicionais de especial magia para duas flautas-doces, ao mesmo tempo em que o último é frequentemente citado como o primeiro exemplo de concerto para solo de cravo.O instrumento tem uma passagem de solo estendido no primeiro movimento,ao mesmo tempo em que o segundo movimento é para os três instrumentos solo,flauta,violino e cravo.O último movimento é no ritmo de uma Giga Final.

O sexto concerto,em Si Bemol,BWV 1051,é uma composição que explora as sonoridades das cordas mais graves.A escrita para as duas violas é relativamente simples,talvez dentro da competência técnica do príncipe Leopold,sendo permitido aos instrumentos uma pausa durante o segundo movimento.O movimento final usa,novamente,o conhecido ritmo da Giga.

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